sexta-feira, 2 de maio de 2008

Cortejo Sócio-Ambiental

Praia limpa: atores e banda de lata chamam atenção para importância de preservar a área (Foto: José Leomar)


Diário do Nordeste

CIDADE

ECOLOGIA NO SERVILUZ (25/2/2007)

Cortejo orienta sobre limpeza da orla

Atores vestidos de palhaços e crianças conduzindo uma banda de lata, tocando e cantando marchinhas de carnaval animaram a manhã deste sábado, na comunidade do Serviluz. Mas a diversão não foi o principal objetivo da ação. No ritmo das músicas conhecidas da população, paródias chamavam atenção para o problema do lixo na praia.
A Bandinha de Lata Todas as Cores, da Associação Curumins, e o Grupo de Teatro Pé no Chão saíram em forma de cortejo, passando por toda a comunidade. No percurso, entregavam panfletos, gibis educativos e convites para as oficinas sobre praia limpa que começam amanhã.
A iniciativa faz parte do Projeto de Contenção das Dunas no Serviluz, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente Controle Urbano (Semam), em parceria com a Embrapa e Regional II. A ação pretende impedir o avanço da areia sobre as casas, problema que se agrava todos os anos.
A idéia do cortejo, de acordo com a educadora ambiental da Semam, Beth Cabral, foi chamar a atenção dos moradores e conscientizá-los sobre a importância da preservação da orla, explicando o funcionamento das obras de contenção das dunas, que serão feitas utilizando mantas de coco verde e vegetação nativa.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Projeto Sexta Cultural


estamos enviando a programação de nossa Sexta Cultural, naturalmente, destacando os trabalhos melhor polidos para os gostos mais exigentes, contudo apresentamos sua íntegra, considerando ser propósito do projeto arte-educacional dar oportunidade de interação com o público aos vários níveis de aprendizagem irter e transdisciplinar.

Gutembergue e LucieneSEXTA CULTURAL
PROGRAMAÇÃO 2008
DATA
PEÇA
GRUPO
11/04 *
Sem Dengo, Sem Dengue!
Pé-no-Chão
25/04 *
Multi Lados
CERE-Arte/Teatrar-te
09/05 *
A Escola da Vida
Pé-no-Chão
23/05
O Menino de Amor
Intermediário
06/06 *
Saltimbancos
CERE-Arte e Teatrar-te
20/06 *
O Santo e a Porca
Volúpia
08/08
O Auto do Lero-lero
Cia. de Teatro Barro Vermelho
22/08 *
A3P
Pé-no-Chão
05/09
1984
Volúpia
19/09
A Rouqueira Louquinha
Teatrar-te
03/10 *
A Cigarra e a Formiga
Pé-no-Chão
17/10
O Mundo Mágico de Aline
Labor Teatro
31/10
A Cigarra e a Formiga
Infantil
14/11
Ecos
Cia. de Dança Barro Vermelho
28/11 *
Diálogos
Liberdade de Expressão
12/12
O Segredo do Natal
CERE-Arte
* Peças mais indicadas em melhor estágio, no momento.
Local: Teatro Prof. Gutembergue de Souza
Quinzenalmnete, às sextas, sempre às 17h30min.
Endereço: Avenida D. Lúcia Pinheiro, 93 Antônio Bezerra (dentro da escola CERE)
Informações: 8749-8338 ou 3479-0029 (TP); e ainda souarte@gmail.com

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Ar Triste...







A sociedade quer nos impor


Padrões comportamentais


A nós, artistas!


Haja vista ser muito interessante nos deter


Pra quê?


Simplesmente... sobreviver


Ar triste não tem limite!


Alegre também não...


Mesmo que seja por um pouco de queijo


Ou por um pedaço de pão, chão...


Se há verdade no ato,


Não ficará somente no porta-retrato!...


Montanha do Bem

domingo, 27 de abril de 2008

A CIGARRA E A FORMIGA - Release



A Cigarra e a Formiga é uma peça contada por dois palhaços, que nos mostra duas realidades opostas, a de Dona Formiga trabalhadora e a Cigarra cantora, que, numa nova versão, tem como companheiro o Grilo, cantor da Floresta. Outro personagem que aparece é a Barata falsa, que, fingindo ser amiga, provoca a todos com suas falsidades e fuxicos, gerando uma intriga entre D. Formiga, a Cigarra e o Grilo, sendo que estes dois últimos a desmascaram, causando o rompimento da relação das duas.
Contudo, quando chega o inverno, a Cigarra e o Grilo, desprevenidos, ficam com tanta fome e frio que desmaiam. Ao recobrar a consciência, a Cigarra se dá conta que precisa pedir ajuda a D. Formiga. A trabalhadora incansável resolve ajuda-la, mas com o propósito de que eles cantem e dancem para ela durante todo o inverno. Então, não tendo outra saída, a Cigarra, o Grilo e a Barata começam a cantar tristemente. Neste momento, são interrompidos pelos alegres palhaços, que dão uma lição de moral na D. Formiga, dizendo “que não se deve obrigar os outros” a fazer o que não querem. Finalmente, chegam todos a um consenso, ficando, dessa maneira, em paz e harmonia numa roda de alegria, resgatando, assim, a puerilidade do universo lúdico do nosso fantástico imaginário humano.

Grupo de Teatro Pé-no-Chão

RELEASE DA PEÇA “SEM DENGO, SEM DENGUE”


A peça “Sem Dengo, Sem Dengue” consiste numa tentativa de combate, muito bem humorada, à doença que assola nossa cidade, o estado e por que não dizer, o país. No entanto, diante de nossa humilde área de alcance, pretendemos contribuir, significativamente, para sua erradicação em Fortaleza, promovendo uma série sistemática de representações em locais estratégicos, seguidas, se for de comum acordo com a prefeitura, de debates direcionados à temática em questão. Considerando-se a imediata assimilação por parte do público, mediante comprovação constatada em experiências anteriores, tornar-se-á bastante plausível e viável este trabalho de percepção e fixação posterior, assim como a efetiva contração deste serviço que traz todas as informações pertinentes e necessárias ao atingir de tal intento.
O enredo se desenvolve a partir de uma cidade interiorana, onde a “família dengosa” reside, mas resolve migrar para a capital devido à falta d’água, já levando o vírus dentro das fêmea-mãe, uma vez que fora infectada por um visitante. Ao chegar, passam por uma verdadeira maratona à procura de água limpa, inclusive, quando “Denguinha se envolve “- com uma galera da pesada!”; até encontrarem uma piscina descuidada e sem cloro de uma madame à beira do fim da vida boa, e, lá, reproduzem e a infectam, juntamente com sua amiga Clotilde (uma perua de favela). Contudo, eis que surge “Raimundo Fumaça” – pra acabar com a sua raça!”. Sendo assim, depois de ferrenha luta de “Teatro de Quadrinhos”, elimina todos, menos “a mosquita-mãe: Dengosa, a poderosa!” (lembrando que é preciso ter cuidado, pois a qualquer hora, o dengue pode atacar). Então, depois da morte de Clô, sua “- ...esperança de escapar da falência”, por dengue hemorrágica, Crilárvia acaba se arrumando com o Raaai!...

Grupo de Teatro Pé-no-Chão

Teavida

Programação Especial Mês do Teatro no Dragão do Mar
Grupo de Teatro Pé-no-Chão
apresenta
Sem Dengo, Sem Dengue
Teatro Dragão do Mar
Dia 09 de Março às 20h


Ter a vida
Que maravilhoso dom!
Anima preferida
É o que temos de bom!
Na verdade, nada temos
Muito mais do que seremos
É o que somos:
Plenos
Ao menos, tivéssemos o tear!
Amenos
Como somos pequenos
Terrenos
A ti ar... que podes respirar
Basta te permitir
E querer sonhar!
Se podemos insistir
Por que desistir
Sem tentar,
Se em ti há
A infinita possibilidade de sorrir
Ou de chorar?
Xô ar de augúrio!
És apenas um entulho
A nos incomodar.
Em ti há
Algo melhor
A se descobrir e a encontrar
Ah! Tear, te ata, teatro!
Na verdade, é onde se encontra,
Quando se perde de fato!
É aí que a gente se defronta,
Na teia da vida,
Com o primeiro ato.
Que importa!
"Fica o dito pelo não dito"
Se salto em bancos, sem sal "tão santos!" sai som, gritos, em tantos;
Que me dissolvo em prantos, ritos, mito, riso, muito bem dito!
O que vale é que acredito...


Gutembergue de Souza

Sejam Bem Vindos ao Palco!

Olá pessoal,

Esse é um espaço criado pelo Grupo de Teatro Pé-no-chão para compartilhar com vocês as peças, conversas, debates, cortejos, teorias e técnicas sobre o teatro que a gente vivencia. Sejam bem vindos ao mundo dos palcos!