quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Proveniência do Artigo de Luciene Ribeiro

O artigo Comunicação entre Ator e Espectador numa perspectiva de Teatro como Mídia Radical, intervindo na Transformação Social foi baseado na Monografia de término do curso de Jornalismo da mesma autora (Luciene Ribeiro de Sousa) avaliada com excelência e mérito (nota 10) alcançada num árduo trabalho de 185 páginas e brilhante defesa de fato e de direito acerca dos 14 anos do Projeto de Teatro na Educação regidos pelo Prof. Gutembergue de Souza no CERE - Antônio Bezerra, tendo como título "Protagonistas da Realidade: Como o Teatro Transforma Ator e Espectador em Protagonistas da Ação Social".

Parte de Trabalho Selecionado para Congresso Nacional de Comunicação


Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008

Comunicação entre Ator e Espectador numa perspectiva de Teatro como Mídia
Radical, intervindo na Transformação Social1
Luciene Ribeiro de Sousa2
Catarina Tereza Farias Oliveira3
Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF, Ceará, CE

Resumo

O artigo em questão apresenta a comunicação entre ator e espectador a partir do conceito de Teatro como Mídia Radical, no sentido de gerar transformações na realidade através da ação dos atores sociais, formados no processo teatral engajado. Para tanto, fundamenta-se a pesquisa teórica, sobretudo, em Downing, Brecht e Boal, analisando-se como objeto de estudo o Projeto de Teatro na Educação realizado no CERE - Centro Educacional de Referência Professora Maria José Santos Ferreira Gomes em Fortaleza-Ceará, que consiste numa prática arte-sócio-político-educativa popular resistente, vivenciada na comunidade de Antônio Bezerra.

Palavras-Chave: Mídia Radical; Teatro; Ator; Espectador; Transformação.

Esta pesquisa busca entender o teatro como mídia radical no que se refere à proposta sócio-educativa-popular engajada capaz de envolver ator e público num processo construtivo de sujeitos críticos e mais atuantes na sociedade. Sendo assim, a investigação discutirá, a partir da história do teatro focada na sua possibilidade de mudança coletiva, como se dá a comunicação entre ator e espectador no âmbito da construção dos atores sociais, que vão mobilizar alternativas através da arte dramática para intervir de forma significativa na realidade, a fim de modificá-la por meio de atitudes conscientes, construídas nesse processo artístico compromissado com a melhoria social.

Em seu livro Mídia Radical, Downing (2002), destaca claramente o teatro como mídia de oposição ou mídia radical. Na visão do autor, a reflexão sobre comunicação radical ocorre a partir do contexto de ação da cultura popular de oposição, que para Downing representa formas comunicativas e expressa a crítica social de seus realizadores.

1 Trabalho apresentado na Sessão Mediações e interfaces comunicacionais, da Intercom Júnior – Jornada de Iniciação
Científica em Comunicação, evento componente do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
2 Estudante de Graduação 8º. semestre do Curso de Jornalismo da FGF, email: souarte@gmail.com
3 Orientadora do trabalho. Professora do Curso de Jornalismo da FGF, email: catarinatereza@uol.com.br.
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Pé-no-Chão


A3P

Utilizando a linguagem de Clown (palhaço que não fala, exerce com o corpo e algum ruído as expressões) e a do Teatro do Oprimido, onde o espectador é chamado a participar do espetáculo, a A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) consiste numa peça sobre a importância da Educação Ambiental no nosso cotidiano, incentivando a mudança de comportamento no que se refere à convivência num mundo saudável em harmonia com a natureza. Dessa forma, os 5 Rs (Reciclar, Reduzir, Reutilizar, Respeito e Responsabilidade) são o fio condutor de uma história que precisa ser vivenciada todos os dias a fim de promover a prática da consciência sócio-ambiental.